segunda-feira, 21 de março de 2011

Para garantir o pagamento da dívida pública, governo federal reduz em 10% verba para universidades

Surpreendeu o anúncio feito pelo governo federal no último dia 21 de fevereiro de corte nas verbas do Ministério da Educação na ordem de R$ 1 bilhão, o que poderá diminuir em até 10% os recursos para as universidades federais. Ao todo, esse valor é equivalente a quase duas vezes o que o MEC gastou com livros do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em 2010 e faz parte de um corte de R$ 50 bilhões no orçamento da União. A surpresa está no fato de que o corte ocorre em um momento de propalado crescimento da economia. Ora, se a economia cresce e há, portanto, mais dinheiro sendo arrecadado pelo governo, porque realizar cortes em áreas sociais?

Nota-se que nenhum dos cortes foi realizado nos juros que são pagos aos banqueiros através da chamada dívida pública. Esse pagamento consome mais de 30% do orçamento do governo e serve unicamente ao enriquecimento de um punhado de banqueiros e especuladores.

O governo, ao invés de enfrentar esses interesses, segue economizando do financiamento da educação, da saúde e da habitação para guardar dinheiro para aumentar ainda mais os lucros desses setores. Para piorar, no dia 15 de fevereiro, a ministra do Planejamento Mirian Belchior anunciou que em 2011 não devem ser feitas contratações, nomeações para o funcionalismo público de aprovadas em concursos públicos, nem novos concursos. Um absurdo!

Não podemos ficar parados quanto a isso. Enquanto o governo privilegiar os banqueiros e o pagamento da dívida pública, a educação em nosso país não será prioridade. Esse é o momento de nos unir e lutar por nossos direitos.

Um comentário:

  1. Eu preenchi tudo certinho e ainda prenderam ou não fizeram minha carteira, em dois cursos que fiz aí na uepb nunca houve um problema desses, e minha vida é perguntar se a carteira tá pronta, vou ver se vou lá no babilônia center pra ver se tá pronta ou se vou perder o dinheiro e as xérox que mandei em março deste ano desde abril que espero.

    ResponderExcluir

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com